terça-feira, 9 de setembro de 2014

Atenas em 2 dias

ROTEIRO

    1° Dia:
  • Acrópolis
  • Partenon
  • Areópago
  • Ágora de Atenas
  • Arco de Adriano
  • Templo de Zeus
  • Zappeion
     2° Dia:
  • Estádio Panathinaiko
  • Jardim Nacional
  • Antigo Palácio Real
  • Monte Lycabettus

     Hostel
Student & Travellers Inn
Site: http://www.studenttravellersinn.com/
Período: 07/09/2014 à 10/09/2014 (3 noites)
Preço total: EUR 68,97 (variável)
Tipo de quarto: '4 Bed Dorm - Female only (Private bathroom)'

     Quem foi na viagem comigo? As minhas amigas Paula e Stephanie. Na verdade foi a Stephanie que decidiu o roteiro e nos convidou.

     Acabou o PSE (curso de inglês) e tivemos duas semanas de férias, para então começar as aulas na universidade. Nosso roteiro desses 14 dias foi o seguinte: Atenas, Santorini e Creta na Grécia; Paphos no Chipre; e Milão e Turim na Itália. 
     Saímos no domingo às 17:45 horas do London Stansted Airport e chegamos às 23:20 horas no Athens International Airport em Atenas com a empresa viária Ryanair.
    Precisemos pegar uma lotação lotaaaaada que nos levava até o centro de Atenas em um praça chamada Syntagma. No ônibus encontramos duas brasileiras que estavam indo para o mesmo hostel que o nosso e elas também eram do CsF. O hostel ficava apenas umas cinco quadras de distância da praça Syntagma (centro da cidade).

Dia 1
     Acordamos cedo, mas não tão cedo assim. Hehe tomamos o café no hostel (pelo qual tivemos que pagar). E saímos para passear 1 hora depois do combinado...
     O nosso hostel ficava localizado no bairro chamado Plaka, um bairro super famoso de Atenas por contemplar muitos restaurantes e lojinhas (e é muito movimentado). Perfeito para nós turistas. A foto a seguir foi tirada em frente ao hostel, note que lindinha que a rua é.
  • Acrópolis 
     Acrópolis de Atenas, "cidade alta", construída no ponto mais elevado da cidade que servia originalmente como proteção contra invasores de cidades inimigas.
     O primeiro passeio não poderia ser outro, porque afinal, quando falam de Atenas a primeira imagem que vem a minha mente é do Pantenon que fica na Acrópolis.
     Para entrar é necessário comprar o ticket, mas estudantes com carteirinha não pagam (e não adianta levar o passaporte com o visto de estudante porque eles não aceitam, tem que apresentar a carteirinha de estudante mesmo).
     Algumas esculturas estavam localizadas no início da subida da Acrópolis.
     Vista da Acrópolis e o Partenon (é uma boa caminhada até lá em cima, ok?)
     Começando a subida...
      E mais subida...
     Odeão de Herodes Ático, um antigo teatro localizado na vertente sul da Acrópole de Atenas, na Grécia. Foi construído por Herodes Ático, de importante família ateniense, para comemorar a memória de sua falecida esposa Regilia.
     Enquanto subíamos em direção a Acrópolis, conseguíamos ver o monumento de Filopapo, sob a colina das Musas...
e também toda a cidade de Atenas.
     Na foto a seguir conseguimos ver a cidade de Atenas, o Templo de Hefesto e o Areópago.
     E finalmente chegamos ao topo... 
     Propileus, a porta monumental que serve como a entrada para a acrópole.
     Algumas fotos tirada da Acrópolis.
     Erecteion, um templo grego consagrado a Atena, Hefesto e Erecteu. 
     Da Acrópolis conseguimos ter uma visão incrível da cidade de Atenas. Conseguimos visualizar o Arco de Adriano, o Templo de Zeus, o estádio Panathinaiko e o monte Lycabettus.
     Há um mirante na Acrópolis para se observar a cidade. Mais algumas imagens da Acrópolis a seguir:
     Do alto da Acrópolis é possível também ver o Teatro de Dioniso.
     Teatro de Dioniso, foi o mais importante dos teatros da Grécia antiga, é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia.

  • Partenon
     O Partenon fica na Acrópolis, mas por ele ser o mais famoso e incrível eu estou considerando aqui um lugar a parte. Completamente inexplicável a grandiosidade dessa construção... Construído a mais de 400 anos antes de Cristo. 
     Partenon, foi um templo dedicado à deusa grega Atena.

     E não é lindo? E é inexplicável pensar que tantas coisas históricas aconteceram ali. MARAVILHOSO!

  • Areópago
     Areópago, o monte de Marte ou de Ares. 
     O Areópago é a forma composta do nome grego Areios Pagos, traduzida como "Pedra de Ares". Está a noroeste da Acrópole, em Atenas. Em tempos clássicos, funcionou como o Supremo Tribunal de Recurso para casos criminais e civis. Ares supostamente foi julgado aqui pelos deuses pelo assassinato do filho de Poseidon, Alirrothios (um exemplo típico de um mito etiológico).
     Algumas fotos tiradas a partir do Areópago.
  • Ágora de Atenas
 Em manutenção !